domingo, 12 de fevereiro de 2012

Depoimentos

Meus caros,

Seguindo as postagens iniciadas ontem, segue mais um depoimento retirado do fórum correioweb. Trata-se de depoimento prestado de candidata, também aprovada para a magistratura federal. Infelizmente, não me recordo de seu nickname, creio charmar-se tatazinha, ou algo do gênero.


caros Colegas,

Participo deste fórum desde 2006. Aqui, conheci muitas pessoas, algumas, das quais, pessoalmente e que posso dizer que hoje são grandes amigos. Como “Navadiskaya”, “Renzo Contursi” , Non datur regressus. Assim, não poderia deixar de partilhar um pouco da experiência que adquiri ao longo desses anos de estudo até chegar a aprovação no XV Concurso da Magistratura Federal da 3ª Região.

O meu sonho sempre foi ser Juíza Federal. Nunca quis outra carreira. Já entrei na faculdade com este objetivo. Sei e conheço muitos que fazem concurso para magistratura, mesmo sem saber porque, apenas, pelo status, poder, estabilidade financeira, etc, o que respeito. Porém, esse não é o meu caso. Sou verdadeiramente apaixonada pela Magistratura Federal.

Se eu tivesse que resumir toda minha caminhada a uma única palavra eu diria: PERSISTÊNCIA.
Comecei a prestar concursos tão-logo sai da faculdade (2001). Porém, logo de cara descobri que fiz uma péssima faculdade e que teria que reestudar tudo sozinha. Foi o que fiz. Comecei a estudar as matérias que tinha deficiência até que cheguei a um ponto que comecei a ter chances de encarar as provas de 1ª fase. Nesse ínterim, passei por muitas adversidades, problemas de saúde, trabalho, família. Reprovei inúmeras vezes. Não conseguia passar na primeira fase. Mas, DESISTIR é uma palavra que não existe no meu vocabulário. Então, em 2006, após ter reprovado na 1ª fase do concurso para a Magistratura da 1ª Região, percebi que precisava dominar com profundidade as matérias básicas da Magistratura Federal, tais como: constitucional, administrativo, tributário, penal, processo penal, processo civil.

Comecei a ler e estudar doutrinas clássicas destas matérias e no final de 2007, estava com uma boa base doutrinária. Passei a me sentir mais segura. Mas, ainda continuava reprovando nas primeiras fases. Em 2009, após reprovar na primeira fase do TRF 5, mudei minha forma de estudar para a primeira fase e elaborei “um plano de guerra”..r.s..para a 1ª fase do TRF 1 e deu certo.
Como seria a Cespe, baixei todas as provas da Cespe, analisei quais eram os assuntos mais cobrados nas disciplinas e percebi que eram sempre os mesmos, além disso, constatei que 60% da prova poderia ser respondido com estudo de leis secas. O resto era jurisprudência e doutrina. Foquei nos assuntos que mais se repetiam, lendo e relendo várias vezes as leis. Passei a resolver muitos exercícios, todos os dias. Finalmente, consegui passar para a segunda fase.

Entretanto, como nunca tinha feito uma segunda fase na vida, por inexperiência, não soube explorar e desenvolver o conteúdo exigido na prova. Resultado: reprovei.

Lá fui eu novamente, juntar todos os caquinhos e recomeçar estudar para ser aprovada na 1ª fase do trf3. Fiz o mesmo, analisei as provas, li muitas leis, resolvi muitos exercícios e passei para a segunda fase.

Depois da reprovação do trf1 aprendi que precisava treinar a prova subjetiva, resolver muitas questões dissertativas e sentenças. Fiz isso e deu certo.

Posso dizer que sou a prova viva que recurso com fé funciona. Tinha reprovado na prova dissertativa. Recorri, meu recurso foi provido. Depois veio o resultado da prova de sentença, tinha reprovado na sentença penal. Recorri, novamente, e fui para a prova oral.

A preparação para a prova oral exige muita mais preparo emocional, postura, serenidade do que conhecimento técnico propriamente dito. Aqui, não basta ter conhecimento é preciso saber falar, desenvolver o raciocínio, transmitir calma e segurança. Fiz cursos de oratórias, simulados, corri atrás, treinava responder questões toda semana com minha amiga que também foi aprovada. E o resultado foi positivo. Resumindo, cada fase é uma fase, porém, é importante organizar os estudos de uma forma que se possa estudar jurisprudência, doutrina, leis e resolver exercícios, diariamente, pois quando chega véspera da prova seletiva(30 dias) antes, a ênfase deve ser a resolução de provas, leis, júris.

Na segunda, não dá tempo de ler todo conteúdo e treinar sentenças, daí a importância de já ter estudado doutrina e fazer apenas um estudo de revisão e para a prova oral, não dá para ler todas as doutrinas, mais uma vez é importante revisar o que já foi estudado, os resumos elaborados, etc.

Quanto aos métodos de estudo, bibliografia, que muito se discute nas salas do CW, penso que cada um deve encontrar o seu. Não existem métodos infalíveis, fórmulas mágicas. É possível aproveitar um pouco de cada coisa, de acordo com as nossas necessidades.

O importante é termos consciência das nossas deficiências e procurar saná-las. Se a deficiência é jurisprudência, então, é preciso estudar júris, se é lei, estudar leis e por ai vai. Todas as vezes que reprovava eu fazia uma auto-análise para descobrir o que ainda precisava estudar.

Quanto à opção de doutrinas ou resumos, acredito que é possível utilizar os dois. Há momentos em que será necessário estudar doutrina profunda, em outros, apenas ler uma sinopse.

Ressalto, contudo, que o estudo por resumos é suficiente apenas e tão-somente quando a pessoa já tem uma boa base doutrinária, já domina o assunto e precisa de um estudo rápido para relembrar e ativar as informações adquiridas.

Não acredito que alguém consiga ser aprovado para um cargo de juiz federal lendo apenas sinopses jurídicas ou resuminhos da Atlas. É só ver as questões de tributário que foram cobradas na 2ª fase do TRF 3 e a de humanística cobrada no TRF1 para constatar que os resuminhos puro e simplesmente não respondem as questões.

No que tange a bibliografia, também, acredito que a escolha deve ser bem pessoal, cada um deve ler o que mais lhe agrada, o que lhe é de mais fácil compreensão. Sei que muitos possuem dúvidas quanto à escolha de livros, autores. Eu passei por isso, inúmeras vezes, então, vou citar apenas como sugestão livros que conheço e que considero de boa qualidade e suficientes para um bom estudo.

 Penso que a escolha de qualquer um deles é uma boa escolha. Ademais, tinha sempre como referência, uma boa doutrina e um resumo para as emergências(..rs...rs.).

Direito Constitucional
Curso de direito constitucional – Paulo Bonavides
A moderna interpretação constitucional - Luis Roberto Barroso
Controle de constitucionalidade – Luis Roberto Barroso
A nova interpretação constitucional - Barroso
Manual de Direito Constitucional – Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino
Sinopses jurídicas da Saraiva(para revisão)
Direito Constitucional - Gilmar Mendes

Direito Tributário
Curso de Direito Tributário - Alexandre Rossato
Direito Tributário sistematizado – Ricardo Alexandre
Manual de Direito tributário – Paulo de Barros Carvalho
Hipótese de incidência – Geraldo Ataliba (leitura obrigatória)
Direito tributário - Leandro Paulsen (para consulta)

Direito Administrativo
Hely Lopes de Meireles
José dos Santos Carvalho Filho
Resumo de direito administrativo descomplicado – Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino
Celso Antonio Bandeira de Melo
Maria Sylvia Zanella Di Pietro

Processo civil
Alexandre Câmara
Marinoni
CPC comentado Nelson Nery
Sinopses jurídicas da saraiva

Civil
Manual de direito civil - Carlos Roberto Gonçalves (parte geral, obrigações, reais, responsabilidade civil, contratos)
Curso de Direito civil - Orlando Gomes (parte geral, obrigações e direitos reais)
Flávio Tarturce – parte geral e obrigações
Sinopses da Saraiva
Obrigação como processo - Clóvis Couto e Silva
Direito civil - parte geral - Cristiano CHaves

Penal
Manual de Direito Penal – André Estefam
Curso de Direito Penal - Cleber Masson
Manual de Direito Penal – NUCCI
Código Penal comentado - NUCCI
Crimes Federais – Baltazar
Sinopses jurídicas da Saraiva

Processo Penal
Manual de processo penal – NUCCI
Sinopses da saraiva

PREVIDENCIÁRIO
Manual de Direito Previdenciário – Castro Lazzari
Curso de Direito Previdenciário – Marcelo Leonardo Tavares
Direito Previdenciário Sistematizado – Frederico Amado
Sinopse de previdenciário Saraiva

AMBIENTAL
Leis especiais ambientais para concurso – juspodvm
Direito ambiental sistematizado – Frederico Amado
Curso de Direito Ambiental – Celso Pacheco Fiorilo
Direito Ambiental – Luís Paulo Sirvinskas

EMPRESARIAL
Direito empresarial sistematizado – André Santa Cruz
Sinopses jurídicas da Saraiva –

INTERNACIONAL
Curso de Direito Internacional - Resek
Manual de Direito Internacional Publico e Privado – Luis Henrique Portela
Manual de Direito Internacional – Marcelo Pupe Braga

ECONÔMICODireito econômico para concursos - Leonardo Vizeu de Figueiredo
A Constituição econômica - EROS GRAU
Liçoes preliminares de Direito Economico - Leonardo Vizeu de Figueiredo.

HUMANÍSTICA
Humanistica para Magistratura do Trabalho - LTR
Do Estado Liberal ao moderno estado Social – Paulo Bonavides
Introdução ao Estudo do Direito – André Franco Montoro
Teoria Geral do Estado - Lênio Luis Streck
Princípios - Humberto Avila
Pelas mãos de Alice – Boaventura Souza Santos (apenas o capítulo VII).
O conteúdo jurídico do principio da igualdade - Celso Antonio
Dignidade da Pessoa Humana - Ingo Wolfgang Sarlet

Por fim, quero dizer, que é muito importante cuidar da saúde física, mental e espiritual. Mesmo trabalhando, eu conseguia organizar meu tempo de forma que eu estudava, ia para academia todos os dias, saia nos finais de semana para lazer (cinemas, programas mais tranqüilos), e, continuava freqüentando e participando ativamente da minha religião. Isso tudo me dava ainda mais força e equilíbrio emocional para seguir na minha caminhada.

Concluindo: não existem fórmulas mágicas ou métodos milagrosos de aprovação, o que existe é muita dedicação, disciplina, fé e persistência. Cada um tem uma forma de ver a vida, de estudar, compreender. Cada um constrói a sua própria história. Todos nós somos dotados de um potencial imenso, incrível. Basta apenas acreditar.

É isso, quero apenas deixar uma mensagem de persistência, fé e dedicação. Tanto para aqueles que estão começando a caminhada, quanto para aqueles que já estão neste caminho, cada derrota, cada reprovação, pode significar um passo a mais no caminho da aprovação, significa que a fila está andando...Tenham fé em si mesmo, fé na vida e fé em Deus. Perseverem.

Abraços aos grandes amigos que fiz neste fórum, em especial, Renzo, Non Datur, Navadiskaya. Ethan Hunt, estou torcendo por você. E a todos os colegas que contribuíram compartilhando palavras e experiências para que eu pudesse concretizar meu objetivo, muito obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário