domingo, 11 de março de 2012

Mais uma da série dicas para aprovação

Pessoal,

Continuando os relatos de pessoas que foram aprovadas, trago abaixo o relato de um companheiro do meu grupo de estudos para o MP/MG.

Saudações Palestrinas!


Queridos companheiros de batalha, em primeiro lugar mil desculpas pela imeeensa ausência. Não sei se serve de desculpa, mas a minha vida deu um giro de 360º, como diria a inesquecível Carla Peres, e eu não tenho tempo para absolutamente nada.
Enfim, em tempo, como alguns de vocês pediram um depoimento meu sobre a minha trajetória e também dicas de estudo, aí vai!!! (sempre lembrando que rotina de estudo é algo muito particular, cada um faz aquilo que considera que lhe é mais útil).
Pessoal, eu me formei em 2004, na UFMG, e em 2006 eu entrei no TRE, como Analista. De lá para cá, eu passei por várias fases:
  • Fase de nenhum estudo
  • Fase de estudo moderado
  • Fase de estudo maluco e ininterrupto (vésperas de prova, sobretudo da prova oral)
Nesse período eu me casei, comprei apartamento, enfim, fiz várias coisas que me tomaram muito tempo. Mas o que é o principal, na minha humilde opinião, é que eu NÃO DEIXEI DE VIVER, de curtir a minha vida, obviamente na medida do razoável. Isso só foi possível porque eu estava trabalhando em um lugar que me dava bastante tranquilidade (e dinheiro, naturalmente!!!) para conseguir atingir o grande objetivo da minha vida profissional: MPMG. Nada mais me interessava, e para isso eu me esforcei bastante, sobretudo nas vésperas de prova.
Quanto ao estudo propriamente dito, minhas dicas são as seguintes, embora seja bom relembrar que cada um acaba adotando o metódo que entende render melhor. Vamos lá:

Horas de estudo: nunca defini ao certo quantas horas eu deveria estudar por dia, mas uma coisa era certa: perto de cada uma das etapas é hora de se dedicar ao máximo, porque a "sintonia fina" em algumas matérias que mais caem, na minha opinião, faz toda diferença.

Material de estudo: Acho importantissimo o estudo da lei seca, é fundamental na 1a etapa, ajuda muito na 2 etapa e na oral tb. Aconselho vocês a sempre estar incluindo a lei seca no estudo, embora seja chato, por ex.: quando estudar sucessão, leia a parte do CC antes, sem necessidade de ficar decorando tudo. Nas proximidades da 1a etapa, aí sim, fazer um estudo de lei seca direcionado e + aprofundado daqueles artigos mais importantes. Não esquecer de incluir a Constituição (sempre). O estudo constante da lei seca também traz o benefício de você decorar alguns números de artigos, o que soa muuuiiito bem em uma prova oral, já que demonstra tranquilidade e domínio da matéria.

Quanto a teoria, estudei basicamente por caderno e resumos, mas sempre com os livros do lado para consultar e aprofundar determinados temas. Mas aqui deve-se levar em conta que eu já havia lido os principais manuais - e com isso eu fiz uma base sólida, pelo menos nas matérias-chave, alguns até mesmo mais de 1 vez (Bitencourt + Greco + Francisco de Assis Toledo, Carvalhinho, Cateb, Denilson Feitoza, algumas partes do Gilmar Mendes (controle de const., direitos fundamentais e pós-positivismo), Marinoni (1o. volume), Mazzili, entre outros. Recomendo ainda estudar, com antecedência e não somente na véspera de prova como eu, ambiental, eleitoral e, sobretudo, tributário; isso mesmo, TRIBUTÁRIO, cai, e muito, na prova oral; senti uma grande dificuldade na preparação  para a prova oral, pois nunca tive contato com a matéria, a não ser o que está na Constituição.

Quanto ao Grupo V (humanistisca), recomendo que vocês não deixem somente para após a 1a fase o inicio dos estudos e leia os livros recomendados (ou pelo menos resumos).

Jurisprudência: Em regra, no MPMG não precisa aquela atualização pari passu de informativo (eu mesmo não fazia uma leitura tão atualizada e nem fiz cursinho específico), mas é importante saber as principais questões decididas no STJ e no STF, que sempre caem, seja em qual etapa for.

Aqui vai o que eu penso sobre os atuais examinadores, as matérias + afetas a eles são:

Grupo I

Elaine Parise- controle de constitucionalidade (leiam o G. Mendes, é grande mas vale a pena), financeiro e tributário (ela pertence à coordenadoria de controle de constitucionalidade e já foi auditora da receita federal)
Paulo Calmon- camarada gente boa de mais!!!! Quanto a preferências dele, não tenho o que dizer, a não ser que na minha prova oral caiu poderes da administração e processo administrativo - não complicou.
Recomendo estudar eleitoral, caiu na 2 e na 3 etapa (muito na oral). Tributário tb. cai na oral (e, acreditem, não é somente o que está na CF)

Grupo II

Filipeto: lavagem de capitais, nulidades e, claro, Júri. Foi o que mais me apertou na prova oral.
Iennaco: acreditem, é um camarada boa praça pra caramba!!! Discípulo do Canedo que é, não foge da linha do tradicional examinador do MPMG: teoria do crime. Mas um alerta: na prova oral ele cobra legislação especial e parte especial do CP, mas sempre com um viés da teoria do crime. Aperta (e muuuito!!!) na oral.

Grupo III

Almir - tem que ter uma boa base de P. Civil (Jurisdição, Ação, Processo (principalmente Ordinário e procedimentos especiais), principalmente na 2a e 3a etapas. o Almir puxa muito.
Nohmi: leiam a Lei de Introdução às normas do direito brasileiro (bem mais fácil falar: LICC, né não?!), já que ele gosta de direito internacional. Mais do mesmo: família, sucessões e parte geral. Deêm uma olhada em empresarial (lei seca).

Grupo IV

Gisela: não tenho o que dizer, pode cair qualquer coisa!!! Tem que ter uma boa base de processo coletivo, por isso indico, para quem nunca leu, a leitura do Mazzili (pelo menos as partes principais). Realmente é o Papa da matéria e ela gosta muito dele, pelo que eu percebi; eu o citei na prova oral e ela recebeu muito bem!!!
Fernando Martins: absolutamente nada a declarar, não o conheço.
Grupo V
Não conheço os examinadores.

Galera, não percam o foco, isso é o principal. Vivam o MP, entrem no site sempre que puderem, acompanhem a vida da instituição. Quando passarem para a oral, façam grupo de preparação para a prova oral, presencial mesmo, com verdadeiros simulados, teatrinho mesmo. Me ajudou muuuuiiiiito!!!!! Digo mesmo que é fundamental essa preparação, você já chega na prova sabendo como se portar. E mais: sintam-se Promotores, falem como tal, que eu lhes garanto que não terão problema na tão temida prova oral.

Ao longo do curso, mando infos que julgar importantes dos bastidores, mas de qq. forma, podem contar comigo no que for possível, porque realmente a vida anda muito corrida.
Abraço fraternal a todos e vamo que vamo!!!!!!!!!!!!!!!!!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário